Os anos passam, a ferrugem toma conta, mas carros clássicos americanos com Dodge Charger, Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Chevelle entre outros, são cada vez mais "resgatados" de celeiros e fazendas e lavados para oficinas especializadas em restauração.
No Brasil já é possível encontrar oficinas que trabalham com restaurações, mas ainda estamos bem longe do tipo de trabalho executado pelos Americanos. Exemplo disso é a oficina GRAVEYARD CARZ www.graveyardcarz.com ou Cemitério de Carros.
A empresa dirigida pelo irreverente Mark Worman, especializou-se em restauração Dodge Chargers e Plymouths.
Apesar de ter um programa de televisão, a oficina não perdeu o foco e trabalha com restaurações seguindo 100% o padrões de fábrica. Diferente de outros programas como Overhaulin que restauram carros em um semana, a GRAVEYARD CARZ demora em média 18 meses para fazer uma restauração completa.
Não que o programa protagonizado pelo designer Chip Foose não faça um serviço de qualidade, mas são propostas diferente.
No caso do Overhaulin, os carros são reformados com peças de reposição, motores alterados, pinturas personalizadas e interiores a gosto do cliente e do próprio Chip Foose.
A restauração na oficina de Mark Worman é um sonho para poucos e para quem tem paciência. Dependendo da restauração, o serviço pode demorar mais de um ano para ficar pronto.
A Graveyardcarz levou a um outro patamar tudo aquilo que você pode imaginar sobre restauração.
A oficina procura manter ao máximo as peças originais. Quando isso não é possível peças de reposição de empresas homologadas pela fábrica são lançadas. Nada de adaptações, motores modificados ou apimentados.
O veículo sai da oficina exatamente como saiu de fábrica. Isso inclui etiquetas, parafusos, pintura, motorização, transmissão, fios, filtros, vidros, tapeçaria, pneus.. Absolutamente tudo exatamente igual de como o veículo saiu de fábrica.
Para que acompanha o programa, não é difícil ver Mark Worman debruçado sobre catálogos com especificações de fábrica conferindo as embalagens de parafusos, antes de fazer a montagem de uma peça ou motor.
Tudo é levado em consideração, até o tipo de coroa e pinhão do diferencial utilizado na época.
A pintura normalmente é feita pelo próprio Mark que normalmente guarda uma peça que não foi possível restaurar para fazer o comparativo da cor.
Aqui um Plymouth Roadrunner em fase final de montagem.
Abaixo uma ilustração de qual o estado que os carros entram e depois são entregues aos clientes.
Antes
Esqueça aquilo que você vê no Brasil. Aqui não se utiliza massa plasticas ou retalhos.
Você pode estar pensando "esse está podre", mas tudo que não pode ser restaurado é trocado por peças originais, inclusive assoalho, portas para-lamas.
Depois
Charger Cuda
adoro esse programa, foda e ver isso e depois cair na realidade do BR quando vou ver o andamento da restauração do meu Maverick....muita grana investida e trabalho grosseiro.
ResponderExcluirVerdade, mas já é possível encontrar no Brasil oficinas especializadas em restauração, tais como a Premium Garage www.premiumgarage.com.br.
ExcluirSucesso e boa sorte an restauração do seu veiculo.